Meta 2016-2017

18 julho 2016

Estou de volta...

O QUE?
Estou de volta e com a promessa de cuidar de mim. Pode parecer fogo de palha (e anseio que não seja), mas preciso de uma atitude definitiva em minha vida. O que todos tememos  PROFUNDAMENTE perder com a obesidade não é somente a beleza ou a qualidade de vida (que é grande coisa), o dia-a-dia ofegante ou não se sentir bem com o seu corpo doente, mas , sobretudo, perder a saúde de forma irreversível ou, pior, a morte. E recebi o meu susto...

POR QUE?...

Início de junho passei um susto, estava com muitas dores de cabeça e no lado esquerdo do corpo e ignorei, achando que era coluna (o de sempre - fibromialgia). Ocorre que vinha tomando a medicação (sibutramina e tolrest) desde fevereiro que a endocrinologista passou. Minha pressão arterial alterou apenas uma vez na vida e foi um evento durante a gravidez, chegando a 15/9. Nunca mais alterou, sempre 12/8.
Estava com vários gânglios no pescoço e um na cabeça, perto da nuca, lado esquerdo, que me incomodava demais e achei que fosse o motivo das minhas dores, dormência e cansaço do lado esquerdo, pois estava dormindo mal e achei que estivesse causando dor tensional. Ocorre que no dia 02 de junho fui à emergência e me queixando de coisas pequenas, achando ser sinusite ou laringite e descrevendo os sintomas, o médico aferiu a PA e estava 20/10. Aí, ele pediu para dizer novametne os sintomas e foi quando comecei a lembrar de outros (ignorados).
Faço eletro, raio x , eletroencefalograma, tumografia e tudo alterado...Exame de sangue com imunidade baixa, sistema linfático alterado, colesterol alterado (pela primeira vez)...Como disse o médico "seu corpo está dando os sinais de parada".
Pára tudo!

Quando?...

Então, é urgente o cuidado comigo, desacelerar e buscar uma rotina mais saudável. Passei o mês de junho pesquisando e pensando como fazer, mas não consegui. Esperei o marido tirar férias do doutorado para implementar nova rotina de atividade física, pois estava muito no básico (caminhada cedinho).

Então, dia 18/07 fiz minha matrícula semestral na academia e vou fazer hidroginástica no horário de almoço e outras atividades que vou encaixando conforme disponibilidade. Então, o momento é agora e preciso de vocês mais que nunca.

Como?

Mudando a alimentação. 
  • Sem refrigerante - Já consegui ficar sem refrigerante desde março. Voltei a tomar algumas vezes em julho (poucas vezes) no aniversário do filho, um almoço em casa, num encontro de mulheres da igreja e outro dia no almoço. Já me comprometi de novo a ficar sem.
  • Planejar o cardápio semanal - pecamos pelo cansaço e correria do dia. O planejamento é fundamental para manter o foco e evitar desperdício (compramos o mundo quando estamos de dieta e nem sempre cumprimos nosso objetivo).
  • Ficar 10 dias sem açúcar;
  • Evitar açúcar;
  • Fazer ciclos low carb;
  • Evitar comer carboidrato a noite (pizza, pão, arroz...)
Atividade física

Achei que mudando para Goiânia, as coisas seriam mais fáceis. E, em muitos aspectos foram, mas a atividade física ficou para escanteio. Comecei zumba e parei, comecei ritmos e só vou de vez em quando e tudo isso no meu condomínio. Tudo é desculpa para não ir. Estou sempre cansada e, de fato, estou. Sogra com metástase, viajamos todos os finais de semana, avó que faleceu, marido fazendo doutorado fora e ficando fora 2 dias na semana, trabalho, pós graduação, filho, sem empregada ou diarista, ... Não estou colocando desculpa, mas a minha rotina é pesada. Então, estou revisando TUDO!

Enfim, matriculei-me na academia perto do trabalho hoje. Um gasto que não posso ter agora, sobretudo porque tem muita coisa no condomínio, mas saúde é prioridade. Então, vou fazer hidroginástica e pilates
  • Caminhada - quarta e quinta - 6h;
  • Hidroginástica - segunda, quarta e sexta de 12h a 12h45;
  • Pilates - terça e quinta 17h
  • Ritmos (no condomínio) - quarta 20h (quando der);
  • Caminhada no parque aos sábados ou domingos de manhã (quando não viajarmos).
Vou tentar essa rotina e nos falamos depois.

Peso hoje: 104,7 (ô Deus)

2 comentários:

  1. fiquei quase um ano sem tomar refri e agora mergulhei de novo nele...pareço um viciado muito ruim isso...tentando mudar....rsrsr
    aline
    http://alynemudando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei sua visita, força querida! Estamos juntas!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Isso me anima e ajuda no meu processo.